|
Boletim de CEAJ |
|||
|
Boletim # 11 |
|||
“ AJSC - 20 Anos ! --- 15 de Janeiro de 1990”
Novamente as mais calorosas saudações do Centro de Espiritualidade Arnaldo Janssen (AJSC) em Steyl: Emmie Vas, Franziska Carolina Rehbein e Aneta Kolodziejczyk SSpS, Peter McHugh e Mike Somers, SVD.
Nós lhes desejamos um tempo de Natal verdadeiramente abençoado! Que o Verbo Encarnado, que veio para partilhar nossa humanidade para que nos tornemos participantes de sua divindade, abençoe abundantemente vocês e os seus amados, no ano novo de 2010, e especialmente no seu ministério de animação espiritual. O ELETRÔNICO: ajscsteyl@gmail.com Por favor, use este endereço para comunicar-se com CEAJ.
CONTEÚDOS
1. Planejamento de programas do AJSC para 2010 2. AJSC 20 anos! 3. O presente que o dinheiro não pode comprar 4. Nova colaboradora – Ir. Aneta 5. Franziska, adeus! 1996 - 2009 6. Atividades da Equipe 7. Notícias das Províncias 8. Publicações úteis 9. Mantendo contato |
|||
|
|
1 - Planejando Programas AJSC para 2010
Nossa agenda de programas para 2010 já está bem fixa. Veja em anexo
1. Mas nós estamos interessados em ouvir de vocês algo sobre os convites de sua província/região para programas, como retiros, seminários, oficinas durante o ano de 2011. Talvez vocês ainda não tenham clareza sobre seus planos, mas entrem em contato conosco e vamos ver o que podemos arranjar juntos.
2. AJSC - 20 Anos ! - 15 de Janeiro de 1990 – 2010
A idéia de iniciar o Centro de Espiritualidade Arnaldo Janssen veio de uma resolução do Capítulo Geral da SVD em 1988.
“Que o Generalato estabeleça em Steyl um Centro, tanto para pesquisa na herança espiritual de Arnaldo Janssen e a SVD, quanto para a animação espiritual de seus membros. Nós solicitamos a cooperação das SSpS e das SSpSAP para este empreendimento.”.
Elas concordaram imediatamente em colaborar. No dia 8 de dezembro de 1989 os três Superiores Gerais assinaram uma Declaração de Intenções, declarando que o AJSC e sua tarefa de animação espiritual é uma ação combinada das três Congregações.
No dia 15 de janeiro de 1990 o AJSC foi inaugurado oficialmente na Casa Missionária São Miguel, Steyl. Henry Heekeren e Ir. Agada Brand assumiram a Equipe de três SVD e três SSpS. Uma Irmã da Adoração foi destinada para agir como ligação entre a Equipe AJSC e a Congregação da Adoração, embora não tenha que sair do seu convento.
Durante estes 20 anos os membros da Equipe mudaram consideravelmente. Ir. Aneta SSpS, que chegou em agosto de 2009 é o 18º membro. Em janeiro de 2010 esperamos a chegada de Renato Gnatta SVD.
Os objetivos da AJSC, como foi determinado pelos generalatos, são:
(1) animar e dar assistência aos membros de nossas três Congregações na vivência de nossa espiritualidade missionária, sob a luz do atual contexto cultural e eclesial.
(2) Encorajar e coordenar os esforços das comunidades locais na busca de nossas raízes.
(3) Ajudar pessoas leigas a vivenciar a espiritualidade missionária de Stº Arnaldo Janssen e engajar-se em atividades missionárias.
(4) Promover o estudo de nossa herança espiritual.
Trabalhando com as Equipes de animação missionária nas Províncias,
O AJSC conseguiu muito, em termos de renovação pessoal e comunitária. Foi gerado muito interesse em nosso Fundador, nas co-Fundadoras e em toda a Geração Fundadora. Há um senso mais forte nas três Congregações, de sermos uma só família Arnaldo Janssen, partilhando muito em comum na espiritualidade e no carisma, embora com abordagens distintas e mutuamente enriquecedoras. Mas certamente o mais importante resultado nestes 20 anos produzido pelo AJSC, embora influenciado por outros fatores, é a crescente convicção de que a animação espiritual é uma prioridade central.
Muitas vezes considerações práticas, ou simplesmente falta de esforço boqueiam a plena implementação desta prioridade. Mas todos os Capítulos Gerais mais recentes destacaram esta prioridade e encorajaram a cooperação de todos e todas com AJSC.
Todavia, embora os objetivos tenham permanecido basicamente os mesmos com o passar dos anos, os modos de consegui-los se desenvolveram. Além disso, nossas Congregações e o mundo em geral também mudaram. Para enfrentar estes emergentes desafios, os Conselhos Gerais SVD e SSpS, depois de um encontro com a Equipe AJSC em janeiro de 2009 assumiram uma vistoria de avaliação. Na reunião conjunta dos dois Conselhos Gerais em janeiro de 2010 eles vão decidir sobre as pesquisas e determinar quais as mudanças na estrutura e abordagem que vão poder ajudar a AJSC a responder aos desafios e continuar seu mandato.
Numa edição especial do Noticiário AJSC em 2010 vamos trazer mais assuntos sobre o desenvolvimento do AJSC desde seu começo até agora.
3. O dom que o dinheiro não pode comprar
Mike Somers, SVD
Na semana passada meu sobrinho e seus amigos conseguiram licença para beber alguns ‘goles’ numa noite calma. Sem trabalho, não havia dinheiro para grandes noitadas na cidade. Eram cerca de 22 h quando eles foram servidos, e faltaram 20 centavos para pagar. O garçon não estava nem aí. Isto ficou assim até que algo aconteceu. Um homem de rua, que estava mendigando do lado de fora, viu a confusão, chegou ao meu sobrinho e lhe pôs 20 centavos na mão. Isto para mim é esperança. Saber que, apesar de tudo estar errado na sociedade, apesar destes tempos de recessão’, apesar destes momentos pessoais quando parece que todo o universo está conspirando contra você, tudo não está perdido e há alguma coisa que pode ser descoberta. Quando seu mundo material parece estar desabando sobre você, pode ser necessário apenas chamar por um amigo, um golpe de ar fresco, um gesto de uma pessoa completamente estranha, para lembrar você do bem que permeia sua vida.
Este bem não tem uma figura marcada, e é isto que o faz sem preço. Pode ser tão simples com sua saúde, que você tem como garantida, uma família que está sempre ali para você, ou a comunidade à qual você pertence. São estes os elementos que fazem o tecido de nossa vida diária, não exigindo clamor nem brilho para o iluminar. Então você toma consciência de que o fato aponta para um dos mais bem guardados segredos do mundo: você se sustenta do que você ganha, mas v i v e do que você dá.
A recessão tirou a esperança das pessoas, mas também apresentou uma tomada de consciência do que é importante e do que não é. Conversei com pessoas que trouxeram o mesmo sentimento:’Aqueles tempos eram bons, mas não eram cheios de bondade’. Há uma consciência de que viver para si mesmo pode conseguir segurança para você, mas esta segurança não é o que parecia ser. Em alguns casos, ela nem mesmo existe. Há um valor recentemente encontrado em algumas partes da vida que o imposto não atinge, o bem autêntico encontrado em famílias amorosas, amizades duradouras e conquistas muito significativas. Se isto for realmente o caso, então a única coisa na recessão real é a atitude e a mentalidade que definem o bem-estar. Este modo de pensar antigo pode bem ficar para trás, no passado.
Nossa vida diária é uma escolha e podemos ser vitoriosos ou vítimas das circunstâncias. Podemos escolher baixar a cabeça ou podemos escolher encher nossos dias com momentos que todo o dinheiro do mundo não pode comprar. Empregos podem não ser seguros, mas sua existência nunca colocou nosso ego em primeiro lugar. O que importa é o que você pode fazer. Ajudar a necessidade de um estranho; viver para doar e experienciar o verdadeiro sentido do bem-estar. Tudo isto tem a ver com ‘mudar nosso mundo’...
4 . Nova colaboradora - Ir. Aneta
Sou Ir. Aneta Kolodziejczyk e venho da Polônia. Durante os últimos 15 anos desde que terminei meus estudos de psicologia em Roma, estive diretamente envolvida no ministério de Formação. Através desses anos acompanhei vários grupos de Irmãs junioristas na preparação para os Votos Perpétuos. Por 6 anos fui mestra de noviças na Província da Polônia. Enquanto isto, nos anos de 1998 / 99 e 2007 / 08 eu ajudei no curso de um ano para formadoras internacionais SSpS nas Filipinas, acompanhando as participantes de suas sessões de crescimento pessoal. Aprecio muito este tempo de envolvimento direto no acompanhamento de nossas Irmãs SSpS em seu discernimento e crescimento vocacional.
Espero que, vir agora às raízes e testemunhar a vida e o zelo missionário da Geração Fundante, vai me capacitar mais ainda para estar a serviço da Nossa Família Arnaldo Janssen.
5 . Franziska, Adeus! - 1996 – 2009
No fim de nossa reunião de planejamento em dezembro de 2009 a Equipe AJSC disse adeus à Ir. Franziska Carolina Rehbein SSpS. Nascida na Alemanha, Franziska viveu e trabalhou vários anos no Brasil e se tornou cidadã brasileira. Quando Ir. Agada Brand indicou Ir. Franziska para voltar ao AJSC, em outubro de 1996, ela a encorajou a passar a metade do tempo cumprindo programas nas Províncias e ao mesmo tempo escrevendo sobre a nossa espiritualidade e a Geração Fundante. Como vocês podem ver a partir da lista de suas publicações, Franziska realmente cumpriu aquele mandato. Foi muito bom que Franziska tenha vindo para AJSC depois de terminar seu prazo no Conselho Geral (1990 / 96), pois ceertamente ela seria levada para Roma por um dos Capítulos Gerais - como aconteceu com três de nossos membros SSpS, Ir. Agada, Ir. Gracy e recentemente Ir. Maria Cristina! Deste modo, Franziska conseguiu completar sua longa estada no AJSC.
Nos últimos anos, Franziska gastou muita energia conduzndo retiros contemplativos e preparou Ir. Emmie para continuar dirigindo tais retiros. Pelo fim, sua saúde decadente forçou-a a deixar viagens a longas distâncias para os programas, até que eventualmente ela teve que limitar-se a dirigir retiros somente em Steyl e Wahlwiller – Holanda.
Franziska é conhecida por sua alegria e entusiasmo contagiante pela nossa espiritualidade e pelo ministério de animação espiritual. Nós vamos sentir muita falta dessas suas qualidades. Desejamos a ela as bênçãos de Deus, para continuar, esperamos, seu ministério ainda por muitos anos.
6. Atividades da Equipe
Por causa da reforma da casa em Nemi, não houve curso de renovação SVD em Steyl no ano de 2009. Mas como sempre, nós ficamos responsáveis pela secção de espiritualidade e pelo retiro para Irmãs SSpS que falam inglês, realizados em Steyl. Foi um grupo grande, de 30 SSpS.
Mike passou um bom tempo na América Latina. Na Bolívia ele dirigiu uma oficina de 10 dias sobre o desenvolvimento humano e crescimento pessoal, ajudado pela Ir. Maria Cristina Avalos, que estava na Bolívia para Visitação Geral. Ela teria acompanhado Mike, se tivesse permanecido na Equipe. Mais tarde Mike deu um retiro para a nova Região CAM, abrangendo o Panamá, Nicarágua e Costa Rica. Como os membros vivem em três realidades diferentes, partilhar neste nível é particularmente importante. Foi em seguida para o Equador para retiros e seminários, mas não somente na América Latina. Mike apareceu na África também A Província do Kenya e Tanzânia estavam celebrando seu Jubileu de Prata como Província e tinha solicitado retiros especiais.
Ele vivenciou algo da desesperada situação política no Kenya. Emmie também esteve na África para retiro das SSpS em Botswana e África do Sul, onde ela ficou muito impressionada com o trabalho das Irmãs, especialmente entre os pacientes de HIV.
Emmie e Peter estiveram na Eslováquia para um retiro e 5 seminários. Também os membros SAT tinham traduzido o texto de nossas apresentações em ‘PowerPoint’ e nos ajudaram nos programas. Quase todas as Irmãs da Província compareceram. Emmie e Peter estavam juntos outra vez para retiros e seminários nos Estados Unidos. Ir. Benna, de quase 98 anos de idade, morreu durante o retiro para as Irmãs idosas. Tivemos uma celebração comunitária do Sacramento da Unção dos Enfermos. Ela recebeu o Sacramento em seu quarto e faleceu cedinho, na manhã seguinte. Um dos seminários que fomos chamados a conduzir tinha o curioso título: Por que importar-se com a espiritualidade de Arnaldo Janssen?” Como VOCÊ abordaria esta questão? Nosso tempo nos Estados Unidos também coincidiu com as celebrações conjuntas do Jubileu SVD / SSpS em Techny. Como Peter estudou em Techny, ele foi incluído como um dos jubilares (50 anos de vida religiosa) e foi solicitado pelo Provincial para fazer a Homilia naquele dia.
Além da Convivência em dezembro, Aneta passou algum tempo estudando alemão. Ela vai continuar no ano que vem.
7. Notícias das Províncias
Índia
No seu relatório anual para os
Provinciais (14/09/09) Gregory Arockiam SVD escreveu que a Equipe de
Espiritualidade AJ tinha organizado vários retiros dirigidos e vários retiros
pregados sobre a nossa espiritualidade trinitária-missionária para as SSpS e SVD
juntos, e também para nossos seminaristas. Houve um encontro
de todos os membros SAT das províncias com Ir. Agnes, Provincial SSpS de INE,
uma chance para partilhar várias atividades assumidas em
nível provincial e os desafios encontrados nas nossas crescentes atividades de
animação espiritual. Gregory apresentou
três sugestões aos Provinciais: nós precisamos de: 1) ter
membros SAT comprometidos em promover nossa espiritualidade de modo efetivo e
criativo. Os Provinciais devem ser incluídos no planejamento e na implementação
dos programas para os próximos 3 anos. 2) Produzir um módulo
sobre a nossa espiritualidade e Geração Fundante para nossos formandos nas
várias etapas da formação 3) Promover a espiritualidade de
nossos Santos em nossas comunidades, paróquias, escolas e outras instituições,
conduzindo novenas e outras formas criativas dos nossos momentos de oração
comunitária.
Santuários para nossos Santos.
Durante e também depois do Ano Centenário várias comunidades fizeram santuários para honrar nossos Santos.Temos fotografias de três:
1) A nova gruta de S. Arnaldo e José no Seminário do Verbo Divino em Pune. Foi desenhado por Rony D’Silva SVD e é uma ação conjunta de três comunidades SVD em Pune.
2) Um relicário de S. Arnaldo no AJSC, desenhado pela diretora Ir. Joy Climaco SSpS com um arquiteto local.
3) Relicário para nossos 4 Santos na Casa Provincial da Eslováquia.
Filipinas
Algumas atividades foram organizadas nas celebrações do centenário da chegada dos SVD nas Filipinas, com o próprio Presidente participando do evento principal. Em Manila, conta Ir. Carmelita, Provincial SSpS, houve um KAPATIRAN especialmente organizado no AJS da Província Central das Filipinas. Kapatiran é a reunião de SSpS e SVD que se encontram regularmente para partilhar e celebrar juntos. Desta vez foi muito bem freqüentado por 80 SVD e SSpS. Pe. Jurgen Ommerborn, SVD partilhou sobre a Compreensão de Arnaldo Janssen sobre Missão.
Polônia
Ir. Alexandra Huf SSpS conta que a Equipe SAT, que foi formada depois de um seminário AJSC por Emmie e Peter em 2006 tem estado ativamente envolvida com a animação entre nossos próprios membros.
Além disso a Equipe começou uma nova iniciativa, isto é, “um curso mensal de renovação para Irmãs de várias Congregações. Nós preparamos todo o programa e o entregamos à Conferência dos Superiores Maiores, que aprovou e enviou para todas as Congregações da Polônia. Irmãs de 8 Congregações vieram para o curso. Elas querem continuar este curso cada ano.
8. Publicações úteis -
Pode-se consegui-las na forma eletrônica dos ‘websites’ do Generalato.
9. Mantendo Contato
Continuamos a colocar artigos no folder AJSC que é a área pública no website SVD: http//www.svdcuria.org Clique em Site Map/Mapa del sitio, depois clique em AJSC- CEAJ. As Irmãs podm acessar o mesmo, indo para o website SSpS : www.worldssps.org Clique Other Links e depois clique AJSC. Você lê ‘baixa’ o material.
Se você tem material (artigos ou módulos de programas) que possam ser úteis para o trabalho de animação espiritual, por favor, mande para nós e podemos enviá-los pela Internet deste modo, para que outros possam ter acesso ao material. Por favor, mande tal material e também outras notícias da sua Província no campo da animação, usando o seguinte endereço: ajscsteyl@gmail.com
Esperamos receber algo de vocês!
Com os melhores votos para o seu trabalho,
Franziska Carolina, Aneta, Emmie, Peter, Mike.
Este Noticiário do AJSC é enviado em cinco línguas: inglês, alemão, espanhol, português e indonesiano.
Programs 2010
| 1. | January | German Course | Dingden | Aneta |
| 2. | Jan 10 – May 22 | Formation Course | India | Emmie |
| 3. | Jan 3 – Feb 10 | Retreats/workshops | S. Korea | Mike |
| 4. | Feb 13– March 28 | 30-Day Retreat Course | Steyl | Peter /Renato/Aneta/ Pates |
| 5. | April 7-16 | SSpS Retreat | Steyl | Peter |
| 6. | April 20-24 | SSpS Retreat | Wimbern | Peter |
| 7. | April-May | German course | Dingden | Aneta |
| 8. | Early May | SSpSAP Novices Retreat | Steyl | Peter |
| 9. | June 1-12 | Convivencia | Steyl | AJSC Team |
| 10. | June 21 – July 3 | SSpS Tertiate | Steyl | Emmie / Renato |
| 11. | June 18-July 18 | Retreats / Workshop | Ghana | Mike / Aneta |
| 12. | July 5- Aug 3 | Retreats / Workshop | Far East | Emmie / Peter |
| 13. | July 12 - Aug 12 | 30 Day Retreat | Brazil | Renato |
| 14. | August 1 – 23 | Workshop / Retreat | Japan | Mike |
| 15. | August 3 - 12 | SSpS Tertiate Retreat | Steyl | Emmie /Franziska |
| 16. | August 11-31 | SVD Tertiate | Steyl | Emmie/Peter/Aneta |
| 17. | Aug 23-Sept 15 | Retreats / Workshop | Taiwan/Hong K | Mike |
| 18. | September | Contempl. Retreat | Spain | Emmie |
| 19. | October 18-23 | Retreat SSpS Assoc. | Ireland | Emmie / Aneta |
| 20. | October-Nov. | 6 Retreats SSpSAP | Philippines | Mike |
| 21. | November 14 –20 November 22 - 30 |
Dei Verbum Retreat SVD Tertiate Retreat |
Nemi | Emmie / Aneta / (SVD?) |
| 22. | December | Convivencia | Steyl | AJSC Team |
Libros publicados en Español por la Hna. Franziska C. Rehbein durante el periodo que ella estuvo en el equipo de CEAJ.
La Viña y el lagar – Símbolos de la generación fundadora de Steyl - 2000
Raíces prometedoras - frutos maduros – 2000. La espiritualidad de la Congregación Misionera de las Siervas del Espíritu santo en su evolución histórica
Ven Espíritu Santo – La respiración de una Sierva del Espíritu santo – 2001. La actitud contemplativa de Madre Josefa, Hendrina Stenmanns, como mensaje para nuestro tiempo.
En el ámbito del Espíritu - La Iglesia de la Casa Madre de las Misioneras de Steyl – 2004 (Web)
En el misterio del Amor Divino – En el simbolismo de la iglesia mayor de San Miguel de Steyl – 2007 (Web)
Jesús, El Misionero – Reflexiones acerca de Jesús el enviado del Padre a la luz de nuestra espiritualidad Trinitaria - 2005